fbpx

Resumo: Small Data, de Martin Lindstrom

Pesquisa de Subtexto Martin Lindstrom

Pesquisa de Subtexto Martin Lindstrom

Nesta publicação discutiremos o resumo do livro Small Data, de Martin Lindstrom. Lançado em 2016, “Small Data” traz uma abordagem diferente ao avanço do conceito de big data, tão popular no ambiente digital.

O subtítulo do livro, “Como Poucas Pistas Indicam Grandes Tendências”, é uma boa introdução ao que será apresentado.

Resumo: Small Data, de Martin Lindstrom

Martin Lindstrom, que também é o autor do aclamado “A Lógica do Consumo”, traz em “Small Data” seu método de investigação, a Pesquisa de Subtexto, e histórias sobre como ele fazendo o uso desse método alcançou insights importantes para diversas marcas em diversos países.

Inclusive, um de seus capítulos é sobre a participação de Martin Lindstrom no processo de reestruturação da marca de cerveja Devassa aqui no Brasil.

Aqui vale pontuar a imagem que o autor tem do país. Como alguém que viaja o mundo todo para prestar consultoria, Martin Lindstrom vê com clareza as diferenças culturais do mundo. E é observando os hábitos cotidianos, essas pequenas pistas, small data, que ele consegue visualizar tendências e “buracos” de consumo.

No caso do Brasil, por exemplo, ele traz que é o único país que contém linhas inteiras de produtos para ajudar os consumidores a se misturarem a classes sociais superiores.

E é bem legal ver todas essas pontuações sobre as diversas culturais e esses “buracos” que tentamos suprir através do consumo.

Ele observa nos pequenos hábitos das pessoas, que elas sentem falta de coisas como liberdade, diversão etc., devido ao ambiente local, e que a experiência de consumo é um escape para isso. Assim, utiliza desses “buracos” para criar produtos/serviços que visam preenche-los.

Mas o livro traz várias histórias do autor sobre a utilização desse método, Pesquisa de Subtexto, e como ele foi importante para tirar insights para grandes mudanças. Contudo, todas essas histórias fogem um pouco do formato de discussões que temos aqui, que tenta trazer ferramentas para aprimorar.

Assim, aqui nesse resumo de Small Data, por Martin Lindstrom, vamos tratar na publicação seguinte da Pesquisa de Subtexto para que você possa utiliza-la no seu dia-a-dia, aprimorando seu marketing.

Mas antes disso, é importante sabermos os 4 fatores que Martin Lindstrom diz influenciarem o nosso macroambiente, somando, claro, a quest~poes de etnia, cor de pele, gênero etc.. Ou seja, esses são os fatores que fazem surgir os “buracos” sociais que geram oportunidades de consumo. Eles são:

Clima: relacionado à temperatura, se os invernos são frios ou temperados, e como esse clima influencia a dieta e o comportamento das pessoas.

Regência: relacionado ao poder ou governo em questão. Como é o poder local? Quão livre são os residentes?

Religião: como é a crença no país? Ela é determinante ou irrelevante? Ela determina a tomada de decisão no local?

Tradição: quais são os protocolos não verbalizados do país? Por exemplo, a maneira como estadunidenses (principalmente do norte) se sentem desconfortáveis quando uma pessoa os abraça. Ou seja, os hábitos locais.

Reflita sobre essas questões – no Brasil, mesmo regionalmente isso é bem diferente – e continuemos com nosso resumo de Small Data, por Martin Lindstrom, tratando, finalmente, de seu método, a Pesquisa de Subtexto.

Ir para: Pesquisa de Subtexto.

Inscreva-se no canal do Youtube.

[wd_hustle id=”Newslette” type=”embedded”/]

blogmundim

Ler o anterior

Foco no Cliente

Ler o próximo

Pesquisa de Subtexto de Martin Lindstrom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *