fbpx

Publicidade Subliminar

Publicidade subliminar

Publicidade subliminar

Você acredita que a publicidade subliminar, por meio de mensagens subliminares, influencia seu consumo?

Origem da Publicidade Subliminar

Seja em filmes da Disney ou em banners de microssegundos, as mensagens mensagens implícitas em anúncios e propagandas chamam a atenção das pessoas.

Isso tudo começou em 1957, quando um homem chamado James Vicary disse ter feito um experimento passando imagens subliminares em um cinema que diziam “Beba Coca-Cola” e “Coma pipoca”. Anos depois, ele admitiu que o experimento era uma farsa, mas o estrago já estava feito.

Desde então, a publicidade subliminar é tema de debate. Mas, apesar disso, não há proibições explícitas sobre o tema.

O Que é a Publicidade Subliminar?

A publicidade subliminar consiste na utilização com finalidade mercadológica de mensagens visuais, auditivas ou sensoriais que estão abaixo do nosso nível médio de percepção consciente e que só podem ser detectadas pela mente subconsciente. Ou seja, a publicidade subliminar visa vender mais se utilizando de mensagens que não percebemos conscientemente.

Nem a Xuxa e nem a banda Led Zeppelin fugiram das acusações de colocarem mensagens subliminares em suas músicas! Logo, esse é um tema bem polêmico.

Publicidade Subliminar Funciona?

No livro “A Lógica do Consumo”, Martin Lindstrom traz que há lojas que usam jazz e música latina com mensagens como “Imagine que você tem um assim”, “Não se preocupe com o dinheiro” e “Não roube, você será pego” e que tiveram um aumento de faturamento de 15% e uma diminuição de roubo de 58%!

Logo, há, de antemão, vários indícios de que essa publicidade sublimar funcione. Mas o estado da arte nesse tipo de publicidade está com as indústrias de cigarro.

Publicidade Subliminar e a Indústria Tabagista

A Philip Morris, produtora do Marlboro, por exemplo, oferece aos donos de bar incentivos financeiros para que eles organizem seus lugares com esquemas de cores, móveis, cinzeiros, azulejos e ornamentos com formatos da logo do Marlboro, além de outros símbolos mais sutis. Assim, sem mensagens explícitas, o lugar transmite a essência da Marlboro.

São muitas as formas que as indústrias tabagistas utilizam de publicidade subliminar, como a pintura de carros da Fórmula 1, a utilização de símbolos como o Cowboy da Marlboro, a utilização do camelo no deserto (Camel, mais popular no exterior).

E o fato é que funciona assustadoramente bem. Pelo menos foi o que o estudo de neuromarketing realizado por Martin Lindstrom mostrou.

Ao não perceber as mensagens como publicitárias, os fumantes abaixavam a guarda e aceitavam melhor a publicidade. Mas vale ressaltar que essas associações de imagens criadas pela indústria tabagista foram muito bem trabalhadas ao longo de muitos anos.

São décadas dedicadas a associar o cigarro a esses símbolos e, visto que há muita regulamentação na área de publicidade para seus produtos, tiveram que se virar nos trinta e encontrar alguma forma de voltar a poder vender. De poder anunciar.

E conseguiram.

Hoje a indústria de cigarro consegue se manter mesmo com todas as propagandas contrárias a ela. E se você mora em uma cidade maior, já deve ter percebido algumas ações dessas marcas.

Para mais informações sobre as inserções de publicidade subliminar da indústria do tabaco, acesse esse relatório: https://www.tobaccofreekids.org/assets/global/pdfs/pt/yourethetarget_report_pt.pdf

Outro fato interessante: aquelas mensagens atrás das caixas de cigarro causam um efeito contrário. O estudo de Martin Lindstrom mostrou que elas ativaram áreas de desejo. Assim, os governos estão involuntariamente ajudando a promover o comportamento tabagista!

Certamente, este é um dos grandes movimentos no marketing para o futuro: a publicidade subliminar.

Mas e você, o que acha da publicidade subliminar?

Não esqueça de se inscrever no site e no YouTube! 🙂

Inscreva-se no canal do Youtube.

[wd_hustle id=”Newslette” type=”embedded”/]

A Lógica do Consumo: Resumo Por Tópicos

Introdução

Product Placement: Pontos Positivos e Negativos

Neurônio-Espelho e o Marketing

Publicidade Subliminar (Você está aqui!)

Rituais de Consumo

Fé, Religião e Marcas

Marcadores Somáticos e o Marketing

Marketing Sensorial

blogmundim

Ler o anterior

Teste AB no Facebook

Ler o próximo

Principais Autores de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *