fbpx

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Vamos discutir o marketing digital para pequenas empresas?

Esse artigo é voltado para você, que atua em uma pequena empresa, é dono de uma pequena empresa ou quer orientar algum amigo que está nessa situação. O texto também se direciona a quem quer começar a prestar o serviço de marketing digital para pequenas empresas.

Primeiro, por que esse assunto é relevante?

Bom, pequenas empresas geralmente não possuem caixa para contratar um profissional de marketing ou uma pessoa para prestar esse serviço. No entanto, o marketing digital pode causar um grande impacto no resultado dessas pequenas empresas. Logo, é necessário que os gestores e/ou as pessoas envolvidas com a empresa entendam o que é o marketing digital, como ele pode ajudar a empresas, por onde começar e o que é essencial para gerar esse resultado no âmbito online.

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Aqui vamos tratar de pequenas empresas que funcionam em ambientes físicos, ou seja, fora do digital.

E por quê?

Porque as pequenas empresas que atuam no ramo digital já entendem o marketing digital. Logo, é mais relevante este assunto para as pessoas que possuem lojas físicas, fornecem serviços locais e afins. Esses podem se beneficiar muito do marketing digital para pequenas empresas.

O Que é o Marketing Digital?

Sem entrar em explicações acadêmicas, o marketing digital é para as pequenas empresas uma forma de atrair possíveis clientes por meio da internet.

Como?

Quando alguém procurar por determinado produto na sua cidade/bairro, você vai estar lá. Aqui estamos falando principalmente de Google.

Quando alguém tiver interesse em determinado assunto na sua cidade/bairro, você também estará lá. E aqui estamos falando principalmente de Facebook e Instagram.

Assim, se você tem um negócio que vende produtos de marcenaria e eu procuro por isso na internet, hoje não te encontro. Mas com o marketing digital, te encontraria, e como eu estou à procura desse serviço, tenho muita chance de fechar negócio contigo.

Ou se você possui um salão de beleza que fornece diversos tipos de serviços dos quais eu não conheço, hoje eu nem saberia que eles existiam. Contudo, se eu vejo isso no meu Instagram e no meu Facebook e eu estou no seu público-alvo, isso provavelmente despertará meu interesse, o que fará com que eu entre em contato contigo para saber mais.

E é assim que o marketing digital funciona.

Por Onde Começar?

O primeiro passo é criar uma página no Facebook e começar a fazer campanhas por lá.

E por que no Facebook?

O Facebook te permite criar campanhas para o Facebook e para o Instagram sem ter a necessidade de ter um site. Você cria campanhas de mensagem para o seu Messenger ou para o seu WhatsApp, por exemplo, e também se engaja em conversas por meio dos comentários.

Apenas se atente a criar as campanhas condizente com o seu público e tome cuidado com o raio delas. Você quer anunciar par a as pessoas próximas de você!

Em um segundo momento, você precisa criar um site para expor teus produtos, serviços e soluções. Para isso temos o Wix ou o WordPress como opções mais comuns.

Cuidado. Não invista milhares de reais em alguém que faz um site sem entender melhor sobre isso. Você pode estar sendo enganado.

Por fim, com o site, você consegue fazer campanhas no Google.

Aqui estamos falando de encontrar intenção.

Se a pessoa pesquisa por “equipamento de pesca” na sua cidade e esse é seu produto, você quer que a sua página falando desse produto apareça para ela.

Assim, somando com o Google My Business, que aponta seu negócio no mapa, você já está com uma presença consolidada na internet e realizando um marketing digital para pequenas empresas bem coerente.

Próximos Passos Para o Marketing Para Pequenas Empresas

Agora que você já tem uma base digital para seu negócio, você precisa entender o que está te trazendo mais resultado e ampliar isso. Cabe também colocar os pixels de rastreio no seu site (Pixel do Facebook e Tags do Google).

Muito virá do “Learning By Doing”, que é o aprender na prática.

Outro fator que será importante é a retenção dos seus clientes. Ou seja, você poderá usar as mídias digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp para fazer com que eles voltem mais vezes para sua loja ou para utilizarem seus serviços.

A internet é uma vasta fonte de insights e oportunidades. Entendendo melhor as ferramentas supracitadas, você poderá desenvolver muito seu negócio, quiçá ampliá-lo para outros produtos e serviços ou até mesmo encontrar uma forma de torná-lo mais digital, oferecendo infoprodutos e soluções online.

Para mais dicas e ideias, inscreva-se no site e no canal do YouTube!

Te vejo lá.

Inscreva-se no canal do Youtube.

[wd_hustle id=”Newslette” type=”embedded”/]

Leia mais sobre marketing digital:

Marketing Digital: O Que é? Como Funciona? Quem Faz? Como Fazer?

Agência de Marketing Digital: Tudo o Que Você Precisa Saber

Como Está o Mercado Para o Profissional de Marketing Digital?

Como Montar Uma Empresa Totalmente Digital?

Como o Marketing Digital Pode Ajudar a Expandir Sua Empresa?

Qual a Diferença Entre ROI e ROAS no Marketing Digital?

Como Usar o WhatsApp no Marketing Digital?

Dá Pra Viver de Marketing Digital?

Qual o Papel do Marketing na Sociedade de Consumo?

blogmundim

Ler o anterior

Dá Pra Viver de Marketing Digital?

Ler o próximo

Como Usar o WhatsApp no Marketing Digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *